A Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba – APBPB, entidade representativa dos bibliotecários e documentalistas, com sede e foro na cidade de João Pessoa, foi fundada em 11 de agosto de 1975 e teve como Presidente Fundadora a Bibliotecária Maria Neuza de Moraes Costa.
A sua implementação muito se deve aos esforços de pessoas, a exemplo do Professor Afonso Pereira, figura que teve a vida marcada por realizações no âmbito educativo, cultural e científico e que, na função de chefe de Gabinete, no reitorado de Guilardo Martins Alves, idealizou e trabalhou arduamente para a implantação da Biblioteca Central e a criação do Curso de Biblioteconomia na UFPB.
O professor Afonso Pereira, além de toda dedicação demonstrada durante a sua gestão como o primeiro diretor da Biblioteca Central e como Coordenador do INL – Instituto Nacional do Livro na Paraíba, responsável pela concretização da criação do Curso de Biblioteconomia da UFPB (Resolução. n. 01/69 do Consepe/UFPB e reconhecido pelo Decreto –Lei n. 76.178 de 01 de setembro de 1975), dedica-se também à luta pela criação da Associação dos Profissionais Bibliotecários da Paraíba.
É Afonso Pereira que elabora a minuta do projeto de Lei e envia-o ao então Deputado Américo Maia, juntamente com toda a documentação exigida em Lei: Atestado do Juiz, cópia autêntica da Certidão, registro do Estatuto e um exemplar do Diário Oficial, conforme consta no Ofício s.n./76, 1976. Em 1982, João Pessoa sedia o XI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, o CBBD, evento este que possibilitou a compra da sede e de todo imobiliário da APB-PB.
Na inauguração da Sede, o professor Afonso Pereira faz um belo Discurso (1982) e homenageia aqueles que desprenderam esforços para erguer a APBPB e deseja “Casa que hospeda e acolha. Que assegure aos seus membros a estabilidade da profissão e nada deste mundo a demova dos fins nascidos de um sonho, tornado realidade e eficácia”.
A presidente fundadora, Maria Neuza de Moraes, em seu discurso reforça:
"A honra de participar desta galeria, certamente não é só nossa. Pertence também àqueles colegas que nos apoiaram como sócios e como membros de diretoria. E, neste momento, quero ressaltar a colaboração decisiva do Professor Afonso Pereira, durante a gestão da primeira presidência. Graças ao seu apoio, é que chegamos ao seu final como pessoa jurídica e como órgão de utilidade pública."
Desde então, a APBPB existe, resiste e atua em prol da classe bibliotecária na Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário